PP Macroeconomia
Economia é uma ciência social que estuda os processos de produção, distribuição (troca), e consumo de bens e serviços. No sentido figurado, economia significa regra e moderação nos gastos, poupança. O conceito de economia engloba a noção de como as sociedades utilizam os recursos escassos para produzir bens com valor e de como é feita a distribuição desses bens entre os indivíduos. Escassez de recursos sugere a ideia de que os recursos materiais são limitados e que não é possível produzir uma quantidade infinita de bens, tendo em conta que os desejos e as necessidades humanas são ilimitados e insaciáveis. Partindo desse princípio, a economia observa o comportamento humano em decorrência da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazer essas necessidades.
É considerada uma ciência porque ela possui um conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, especialmente os obtidos mediante a observação, a experiência dos fatos e um método próprio. A economia representa um processo pelo qual o homem se relaciona com a natureza visando à dominação dela em seu próprio benefício. Este processo se configura na determinação segundo um método e na expressão em linguagem matemática de leis em que se podem ordenar os fenômenos naturais, do que resulta a possibilidade de, com rigor, classificá-los e controlá-los.
Resumindo: a Economia, como outras ciências, possui uma metodologia própria em que é possível prever hipóteses, experimentá-las, e a partir daí, tirar conclusões sobre fatos/fenômenos da vida real, contribuindo, assim, para o bem-estar social.
Exemplificando: quando você faz um estudo de mercado, analisando o comportamento da oferta e da demanda de bens e serviços, você faz testes de hipóteses, prevê resultados diante de certas condições e chega a conclusões como determinados fatores podem afetar a demanda e a oferta de mercado. Isso é fazer