Micro e Macroeconomia
RESUMO
Com este artigo observamos a importância de um estudo detalhado dentro de cada ramo econômico, resultando em um melhor aproveitamento de um capital regional ou nacional. Examinaremos a origem e a aplicação da micro e macroeconomia dentro da economia global que temos hoje, trazendo à tona a discussão da destruição criadora de Schumpeter, onde vemos novas teorias economicas “destruíndo” os ideais pregados pelo extinto mercantilismo europeu, ressaltando a importância de pensadores como Adam Smith, Karl Marx e John Maynard Keynes, que desenvolveram conceitos que, posteriormente, deram origem a teoria macroeconômica. Tendo este artigo a principal função de contextualizar, e levar a uma reflexão racional sobre as novas teorias economicas mundiais.
INTRODUÇÃO Do mercantilismo europeu às novas teorias econômicas mundiais, está aberta a discussão. A seguir, faz-se uma análise, e explanação, do conceito histórico da economia global, dentro dos ideais micro e macroeconômicas, juntamente com as modificações sofridas com o tempo, para assim, haver a análise da ideia sobre a destruição criadora de Schumpeter, ressaltando a capacidade de sobreposição de uma ideia sobre outra, fato que traz uma modificação total do que se havia anteriormente.
1. A DEFINIÇÃO DE MICROECONOMIA
Pois bem, para começarmos o nosso estudo sobre microeconomia iremos utilizar o significado da palavra de um dicionário: “microeconomia é parte da economia que estuda as características e o comportamento de cada unidade econômica (produtores, consumidores) e as relações que intercorrem entre elas (mercados)”.
Podemos resumir de uma forma mais clara microeconomia como a ciência econômica que estuda o comportamento das unidades de consumo, ou seja, nós indivíduos, nossas famílias e etc. A microeconomia também estuda a formação de preços dos bens, o estudo individual das empresas, etc.
Uma vez que a microeconomia estuda o consumo individual temos que