ASSÉDIO MORAL
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO
Disciplina: Comportamento Organizacional
Professora: Monica Da Pieve Antunes
Acadêmica: Gleciane Rossi
Passo Fundo, maio de 2015
O assédio moral vem sendo muito discutido atualmente, e apesar de muitas pessoas pensarem que ele já não é mais praticado ainda existem muitos casos no mundo todo, principalmente nas grandes empresas.
Assédio moral é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante o seu trabalho e no exercício de suas funções. Caracteriza-se pela degradação deliberada das condições de trabalho em que prevalecem atitudes e condutas negativas dos chefes em relação a seus empregados, constituindo uma experiência subjetiva que acarreta prejuízos práticos e emocionais para o trabalhador e a organização. A vítima escolhida é isolada do grupo sem explicações, passando a ser hostilizada, ridicularizada, inferiorizada, e desacreditada diante dos outros.
Um caso recente de assédio moral aconteceu na Samsung em sua sede em São Paulo.
Entre os relatos, estariam casos de cobranças de metas abusivas, castigos e xingamentos de colaboradores e jornadas de trabalho excessivas.
Um dos denunciantes contou que foi chamado por um chefe de "preguiçoso" e "burro" durante uma reunião com diretores de toda a América Latina. Logo após o ocorrido, o superior ainda teria delegado a ele um "projeto trabalhoso" a ser cumprido dentro de um prazo praticamente impossível.
O mesmo colaborador disse que costumava trabalhar até a meia noite e nos fins de semana e que emagreceu seis quilos em quatro dias no período de execução de uma meta.
Houve também a denúncia de que uma funcionária teria sido demitida por ser "gordinha". A alegação para a dispensa seria a de que "quem não tinha boa aparência não iria refletir uma boa imagem da Samsung".
Além disso, vários