ASSÉDIO MORAL
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
ASSÉDIO MORAL no trabalho
CURITIBA
2014
ASSÉDIO MORAL no trabalho
Artigo de Conclusão de Curso apresentado ao Curso Técnico em Enfermagem do Centro de Educação Profissional Anisio José Pedrussi, como requisito parcial à obtenção do título de Técnico em Enfermagem.
Orientador: Prof. Pamela
Curitiba
2014
INTRODUÇÃO
Assédio moral é toda e qualquer conduta abusiva (gestos, palavras, escritos, comportamento, atitude, etc). Que, intencional e frequentemente, fira a dignidade física ou psíquica de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho.
o que é assédio moral no trabalho
É a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras a situações durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado (s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego.
Caracteriza-se pela degradação deliberada das condições de trabalho em que prevalecem atitudes e condutas negativas dos chefes em relações a seus subordinados, constituindo uma experiência subjetiva que acarreta prejuízos emocionais para o trabalhador e a organização. A vítima escolhida é isolada do grupo sem explicações, passando a ser hostilizada, ridicularizada, inferiorizada, culpabilizada e desacreditada diante dos pares. Estes, por medo de desemprego e a vergonha de serem também humilhado associado ao estimulo constante á competitividade, rompem os laços afetivos com a vítima e, frequentemente, reproduzem e