Assédio Moral
O significado do termo assédio moral se caracteriza na violação insistente dos bons costumes junto de alguém para conseguir alguma coisa.
Pose-se afirmar que o assédio moral é mais comum em ambientes de trabalho, onde se evidencia as relações hierárquicas, autoritárias de um ou mais chefes dirigidas a um ou mais subordinados, proporcionando a exposição em situações humilhantes e constrangedoras de forma repetitiva e prolongada durante a jornada de trabalho e relativas ao exercício de suas funções.
Dessa forma, as ações praticadas e consideradas como assédio moral são aquelas que acompanham o isolamento automático de um indivíduo para expô-lo em situações vexatórias de forma constante; em muitos casos ocorrem ameaças e insultos que ofendem e menosprezam as vítimas; a pessoa é submetida a restrições desnecessárias no ambiente que esta inserida ou é privada de materiais de trabalho com o intuito de ridicularizá-la e excluí-la, fortalecendo a discriminação e a exclusão social.
Diante desse cenário, não deve ser considerado com assédio moral uma simples bronca do chefe, repreensão ou conflitos que pode haver devidos aos negócios; dependendo da função exercida, é natural que ocorra exigências profissionais através de cobranças, críticas construtivas e avaliações sobre o trabalho e/ou comportamento específico de forma direta e não humilhante; embora possa produzir um dano moral, ser alvo de piadas e risadas dos colegas ou do chefe em uma situação eventual, não é caracterizado como assédio moral desde que seja um comportamento isolado e momentâneo.
Cidadania
Para responder melhor a pergunta, cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição. Já recall, após o descobrimento de problemas relacionado a segurança em um determinado produto, é feita em forma de solicitação de devolução para reparo ou substituição do mesmo.
O fato dos consumidores não atenderem essas solicitações demostra a falta