biomas
No meio do safari fotográfico da Reserva Masai Mara, na grande savana, avistamos o nosso primeiro elefante. Foi o segundo dos “big five” que encontramos, pois tínhamos visto búfalos mais cedo.
Para uma primeira tarde de safari demos sorte. Ainda vimos girafas e outros animais, como raposa de vários tipos.
Os avestruzes complementaram o safari do fim da tarde. O avestruz é a maior ave existente no mundo. Alguns machos podem chegar a 150kg e 2,7m de altura. Os machos têm plumagem preta e as fêmeas cinzas.
No final da primeira tarde de safari, avistamos o nosso primeiro leão. Na realidade eram dois jovens machos, estavam deitados na relva e camuflados. Chegamos muito perto e o encontro fechou a tarde com “chave de ouro”.
.
A topografia geralmente é plana com clima tropical, apresentando duas estações bem definidas, sendo uma chuvosa e uma seca. As Savanas ocorrem, principalmente, na zona intertropical do planeta, por esse motivo recebe uma enorme quantidade de luz solar.
As savanas do tipo tropical e subtropical são encontras em todos os continentes, apresentando duas estações bem definidas (uma quente e outra chuvosa). Os solos dessas áreas são relativamente férteis, neles se fixam gramíneas, geralmente desprovidas de árvores. A África possui savanas com esses aspectos, com destaque para as do Serengueti.
As Savanas são vegetações típicas de locais com estação seca bastante longa, queimadas constantes, e em regiões de clima tropical como transição para outros tipos de biomas (no Brasil, faz transição com todos os outros biomas exceto os pampasA savana