Assédio moral.
Prof°:José Roberto
Alunas: Daniele de Souza Carneiro.
Kenia Araújo Dias.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde o crescimento das doenças psicológicas no ambiente de trabalho será uma das principais características do próximo século. Milhares de trabalhadores serão afastados de seus postos de trabalho em virtude do impacto de estresse no ambiente de trabalho e da Síndrome de BOUR NOUT, oriundos de um mundo do Trabalho em crise.
Assédio Moral nas Relações de Trabalho.
O assédio moral é um fenômeno comportamental que ocorre mundialmente nas relações de trabalho entre empregador e empregado. São ações e condutas abusivas que atentam por sua repetição ou sistematização contra a dignidade e a parte física de uma pessoa. São muitas as táticas utilizadas para o exercício dessa nociva atuação.
Condutas mais comuns que caracterizam o assédio Moral: * Dar instruções imprecisas ao trabalhador; * Bloquear o andamento do trabalho alheio; * Atribuir erros imaginários ao trabalhador; * Pedir-lhe, sem necessidade, trabalhos urgentes ou sobrecarregá-lo com tarefas; * Ignorar a presença do trabalhador na frente dos outros e ou não cumprimentá-lo ou não lhe dirigir a palavra; * Fazer críticas ao trabalhador em público ou, ainda, brincadeiras de mau gosto; * Impor-lhe horários injustificados; * Fazer circular boatos maldosos e calúnias sobre o trabalhador e ou insinuar que ele tem problemas mentais ou familiares; * Forçar a demissão do trabalhador e ou transferi-lo do setor para isolá-lo; * Pedir-lhe a execução de tarefas sem interesse e ou não lhe atribuir tarefas; * Retirar seus instrumentos de trabalho (telefone, fax, computador, mesa, etc...); * Agredir o assediado somente quando o assediador e a vítima estão a sós; * Proibir colegas de falar e almoçar com o trabalhador;
O assédio moral ocorre de forma hierárquica ou seja verticalmente do empregador para o