Assédio moral
Giselda Mamedes
Juliana M. de Moura Santos
Patrícia Farias
ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Paulista/2010
Trabalho de pesquisa apresentado a professora Paula Santana da disciplina de metodologia do trabalho científico da Faculdade Decisão para fechamento da nota global do segundo exercício do período.
APRESENTAÇÃO
Este trabalho aborda as questões sobre assédio moral no ambiente de trabalho, bem como os danos sofridos pelos trabalhadores e o respaldo garantido por lei diante o abuso.
Assédio moral no trabalho é a exposição de trabalhadores a situações vexatórias, constrangedoras e humilhantes durante o exercício de sua função, de forma repetitiva, caracterizando uma atitude desumana, violenta e antiética nas relações de trabalho, assédio este realizado por um ou mais chefes contra seu subordinado.
Visto a necessidade e escassez de pesquisas , que remetem a discussão sobre assédio moral na relações de trabalho, dificuldade em caracterizá-lo, em comprová-lo e, sem dúvida, o maior obstáculo está no medo da denúncia por parte da vítima, haja vista o estado de tolerância e mudez, onde se observa a decorrência do alto índice de desemprego na atualidade, podendo levar a precarização da vida que, somado à sobrecarga de trabalho, vão afetando a saúde física e mental do trabalhador. Neste contexto é importante ressaltar visibilidade social e visibilidade jurídica sobre o tema.
PROBLEMATIZAÇÃO
O assédio moral no local de trabalho acontece quando um trabalhador está sujeito a atos susceptíveis de sacrificar, humilhar e ameaçar ou diminuir a sua auto-estima. Os atos exercidos pelo assediador originam riscos para a saúde física e mental e, em casos extremos, a perda do posto de trabalho do assediado. Por norma, estes comportamentos do assediador devem-se a um abuso de poder ou ao seu uso indevido e decorrem dentro das