Assédio moral no trabalho
1Marinês Bandeira Gross
Resumo: Este artigo tem como objetivo geral apresentar e esclarecer o assédio moral nas relações de trabalho o ato perverso que existe nas organizações desde muito tempo. Apresentaremos quais são as vítimas mais frágeis ao assédio e as consequências e sequelas sobre a saúde das mesmas. Vamos alertar acerca dos fatores que impulsionam o assédio e quais as providências que a vítima e a organização devem tomar tendo conhecimento das cláusulas permitidas.
Palavras-chave: Assédio moral. Clima organizacional. Relações de trabalho.
Introdução
No dia-a-dia vivenciamos milhares de situações aquelas que nos fazem sentir úteis e nos deixam mais motivados pelo trabalho, algumas vezes também presenciamos as que nos deixam mal, desanimados, sentimos que somos incapazes. Sensações que não são agradáveis, mas que de alguma forma fazem com que aprendemos. E além dessas situações há aquelas que nos deixam humilhados, com medo de se expor, com medo do seu próprio eu. E elas se tornam repetitivas e afetam o psicológico de maneira grave. Essas situações são delicadas e fazem parte do assédio moral.
O assédio é a violência contra a moral dos trabalhadores onde exercem suas atividades. Esta prática é muito antiga, existe desde o tempo q surgiu o ato de trabalhar, com o passar dos anos ela vem agravando cada vez mais e na atualidade esta sendo necessária a discussão e o debate do assunto. A busca pela maior eficiência e pela produtividade nas organizações não serve para justificar o desdém dos valores sociais e humanos do trabalhador. O assédio é um problema antigo que vem sendo discutido há anos e ainda se encontra muitas dificuldades para identificá-lo e realizar o seu combate.
1 O conceito de assédio moral
De acordo com os dicionários da língua portuguesa a palavra assediar é definida como perseguir com insistência, importunar e molestar, e moral define-se como o conjunto de regras de conduta