Assedio moral no trabalho
INTRODUÇÃO......................................................................................................... 02
1 – E O QUE É ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO? ......................................... 04
2 – IDENTIFICANDO O ASSÉDIO MORAL......................................................... 05
3 – AS CONSEQUÊNCIAS DO ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO................ 08
4 – O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO NA LEGISLAÇÃO.......................... 11
CONCLUSÃO ......................................................................................................... 17
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..................................................................... 19
ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
INTRODUÇÃO
Tão antigo quanto o trabalho, o assédio moral caracteriza-se por condutas que evidenciam violência psicológica contra o empregado.
Novas exigências do ambiente laboral vêm sendo incorporadas gerando múltiplos sentimentos: medos, incertezas, angústia e tristeza. A ansiedade ante uma nova tarefa, o medo de não saber, a avaliação constante do desempenho sem o devido reconhecimento, a requisição da eficácia técnica, excelência, criatividade e autonomia geram tensão e incertezas.
As consequências dessas exigências repercutem na individualidade do trabalhador, interferindo com a sua qualidade de vida, levando-o a desajustes sociais e a transtornos psicológicos e o colocando diante de situações de enfretamento, notadamente, ante ao assédio moral no trabalho.
O assédio moral, tanto em outras áreas como na psicologia, medicina e sociologia do trabalho, é um tema de grande interesse jurídico, pois, são atitudes que expõe o empregado a situações humilhantes, e certo que de maneira prolongada visando discriminar ou excluir a vítima da organização e ambiente de trabalho.
O presente trabalho desenvolve uma análise teórica dessa atitude repressiva por partes de algumas organizações ou mesmo indivíduos.
CAPITULO 1 - E O QUE É