Assédio Moral nas relações do trabalho
Laura Cristina Nogueira
Sumário: 1. Conceito de assédio moral; 2. Modalidades; 3. Efeitos de assédio moral; 4. Meio de Provas; Conclusão e Referências Bibliográficas.
INTRODUÇÃO
As relações do trabalho de um modo geral envolvem um trabalhador e uma pessoa física ou jurídica, na qual o empregado é submetido a regras do seu superior hierárquico. Neste caso sempre quando houver mais de uma pessoa em uma relação notadamente se envolverá em atritos, por isso se deve observar a matéria do assédio moral de uma forma mais sucinta.
A conduta do assédio moral tem se tornado o maior pesadelo dos trabalhadores, vivenciados em todo território que possuem vínculos entre empregado e empregador.
O assédio moral tem ganhado repercussão com pesquisas, seminários, projetos de leis e reportagens.
Neste caso, o objetivo é analisar o assédio moral, sua características, efeitos e meios de provas, que defendem o trabalhador. Pelo motivo dessa conduta trazer grandes problemas ao individuo assediado levando a doenças irreversíveis ou até mesmo ao suicídio, conduta esta que a cada dia degrada o ambiente de trabalho.
1. Conceito de Assédio Moral
O termo assédio advém do verbo assediar que significa aborrecer, incomodar, perseguir com insistência inoportuna, de modo que a expressão moral refere-se ao agir ético referente à conduta ou hábitos de um determinado grupo ou sociedade adquiridos através da cultura.
Sergio Martins cita Maria-France Hirigoyen sobre a moral em conseqüência do assédio moral.
[...] a escolha do termo moral implicou uma tomada de posição. Trata-se efetivamente de bem e de mal, do que se faz e do que não se faz, e do que é considerado aceitável ou não em nossa sociedade. Não é possível estudar esse fenômeno sem levar em conta a perspectiva ética ou moral, portanto, o que sobra para as vítimas do assédio moral é o sentimento de terem sido maltratadas, desprezada, humilhada, rejeitada.1
Nota-se que