Assédio Moral nas relações de trabalho
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADE: Assédio Moral nas relações de trabalho
São Luís
2013
FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
SÍLVIA CÂMARA
ATIVIDADE: Assédio Moral nas relações de trabalho
Atividade apresentada ao curso de Administração da Faculdade Santa Terezinha-CEST, à disciplina Direito do Trabalho, para compor a nota da 1 avaliação.
Orientador (a): Prof. Esp. José Rodrigues Junior
São Luís
2013
ATIVIDADE DO TEXTO “ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO”.
1 No que consiste o assédio moral?
Segundo Fábio Goulart, o assédio moral trata-se de uma conduta abusiva de natureza psicológica, que tenta contra a dignidade psíquica do trabalhador de forma geral, tendo por efeito a sensação de exclusão do ambiente e do convívio social.
2 Quais são os principais atos caracterizados como assédio moral no ambiente do trabalho?
Os principais atos são intimidatórios ou insultuosos que visam provocar na vitima medo ou humilhações capazes de afetar sua autoconfiança e isolá-la do meio de trabalho como:
-Abusividade da conduta;
-A natureza psicológica do atentado a dignidade psíquica do individuo;
-Reiteração da conduta;
-Finalidade de exclusão entre outros fatores.
3 Qual as principais consequências do assédio moral sobre o empregado?
As consequências são sérias, pois, acarreta a queda de produtividade, doenças e acidentes ocupacionais e termina sempre com a saída da vítima do emprego em um estado de saúde tão debilitado que acaba ficando sem condições físicas e mentais para se recolocar no mercado. A situação pode ser mais grave ainda quando a vítima percebe que o mercado não absorverá uma pessoa doente, e o único meio de manter a sobrevivência de sua família é com o seu trabalho. O terror psicológico provoca na vítima danos emocional e doenças psicossomáticas, tais como