DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES
PRÓLOGO 04
INTRODUÇÃO 05
GRUPOS OU EQUIPES? 07
O PAPEL DA LIDERANÇA NA FORMAÇÃO DE TIMES 09
CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14
PRÓLOGO
Atualmente atuo como Personal & Professional Coach e, construí este material tomando como referência experiências colhidas nesta função, quando do acompanhamento e assessoramento de novos gestores e de gestores que foram outrora promovidos, sem o devido preparo ou amadurecimento profissional para a função, por uma demanda da empresa e urgência de liderança.
Muitos são os coachees que procuram ajuda de um profissional para orientação com foco em desenvolvimento de competências. Historicamente, as dificuldades são parecidas, oriundas de falta de preparo, imaturidade e insegurança, provocados pelas cobranças e urgências de resultados que o próprio cargo prevê.
Os gestores com este tipo de dificuldade passam a ter cada vez menos visão sistêmica, pois encontram-se paralisados diante das suas inúmeras dificuldades, dispersando seu foco e sua energia para situações que deveriam ter sido prevenidas ou até mesmo rechaçadas de suas rotinas empresariais.
Tendo vista esses casos, baseie o presente trabalho no estudo de temas importantes, ou melhor, indispensáveis, para uma boa liderança e consequente eficaz formação e desenvolvimento de equipes de trabalho.
INTRODUÇÃO
A palavra liderar, etimologicamente, significa conduzir. Segundo Lacombe, Heilborn (2003, p. 348) liderar é: "Conduzir um grupo de pessoas, influenciando seus comportamentos e ações, para atingir objetivos e metas de interesse comum desse grupo, de acordo com uma visão do futuro baseada num conjunto coerente de idéias e princípios".
Para Maíra Lindo (2008), a liderança se constitui como um dos temas centrais da literatura sobre Administração e continua a ser vista como um fator crítico na performance de uma organização. “É o processo através do qual um indivíduo influencia outras pessoas a