O desenvolvimento de Equipes
Para falar sobre Desenvolvimento de Equipes, devemos partir do princípio que desenvolvimento pressupõe processo, que deve ser contínuo e constantemente revisto e atualizado. Entretanto, promover o "Desenvolvimento de Equipes" demanda fundamentalmente conhecer as razões históricas, econômicas, sociais e afetivas do grupo, acompanhando as mudanças do ambiente e das pessoas que integram essa equipe.
Esses contextos podem implicar em mudanças de cultura, valores e crenças da Organização, alterando a atitude de seus componentes e refletindo assim seus princípios, paradigmas, métodos, operações e padrões - sejam de comportamentos ou formas de atuar tecnicamente para o alcance de objetivos.
O Ser Humano, como agente ativo deste processo de mudança, de melhoria da qualidade de vida, não está só, mas insere-se numa relação de interdependência - as equipes - a unidade fundamental de uma Organização, na perspectiva de uma visão Sistêmica - que deve ser um alvo lógico para aumentar a eficácia da Empresa.
A Equipe como parte significativa de um Sistema, deve contribuir para o funcionamento integrado e sinérgico daquele conjunto de pessoas que se inter relacionam de forma sistemática para atingir um determinado objetivo.
Desenvolvimento de Equipes ressalta a importância da Equipe e também identifica os fenômenos grupais e suas influências na eficácia de seus resultados. Uma das principais perspectivas dessas reflexões é a de criar condições às pessoas de analisarem suas posturas e atuações como membros da equipe, o seu grau de comprometimento, em detrimento de objetivos puramente individuais. As interações que as pessoas estabelecem entre si, o grau de confiança e abertura em relação aos demais membros, a identificação de possíveis conflitos e busca de suas reais causas, constituem também importantes conteúdos, que devem ser enfaticamente trabalhados, reforçando os laços afetivos positivos, gerando cooperação, abertura e confiança -