Assumindo E Mantendo Compromissos
Bem no centro de nosso Círculo de Influência encontra-se nossa capacidade de fazer e manter compromissos e promessas. Os compromissos que assumimos conosco e com outros, e manutenção destes compromissos, são a essência e a manifestação mais clara da proatividade.
Esta também é a essência de nosso amadurecimento. Através de dotes humanos, como a auto percepção e a consciência, adquirimos a percepção das áreas deficientes, das áreas promissoras, das áreas em que o talento pode ser aprimorado, das áreas que precisam ser mudadas ou eliminadas em nossas vidas. Depois, conforme utilizamos nossa imaginação e nossa vontade soberana para agir, a partir da consciência, fazemos promessas, estabelecemos metas e permanecemos fiéis a eles, construindo um caráter firme, uma personalidade que torna possível todas as coisas positivas em nossas vidas.
A esta altura, estamos descobrindo dois modos para assumir imediatamente o controle de nossas vidas. Podemos fazer uma promessa – e mantê-la. Ou então estabelecer uma meta - e trabalhar para atingi-la.
À medida que assumimos e mantemos nossos compromissos, mesmo os pequenos, começamos a definir uma integridade em nosso íntimo, que nos dá a consciência do autocontrole, bem como a coragem e a força para aceitar uma dose maior de responsabilidade por nossa própria vida. Ao fazermos e cumprirmos as promessas para nós mesmos e outros, pouco a pouco a honra torna-se mais forte do que o estado de espírito.
O poder para fazer e manter compromissos internos forma o alicerce para o desenvolvimento de hábitos básicos de eficácia. Conhecimento, habilidade e desejo encontram-se totalmente sob controle. Podemos agir sobre qualquer um deles, para aumentar o equilíbrio entre os três.
Conforme a área de interseção se amplia, interiorizamos mais profundamente os princípios nos quais estes hábitos se baseiam, e geramos a firmeza de caráter necessária para nos conduzir a uma eficácia cada vez maior em nossas vidas.