assistencia
2 GLÂNDULA SEBÁCEA
Sendo um dos anexos da pele, a glândula sebácea são órgãos glandulares pequenos e saculiformes/ácinos (o que tem forma de saco) alojadas na derme, que se abrem em único ducto, as quais podem ser encontradas em varias partes do corpo, logo em abundancia no ouro cabeludo e na face e exceto na região palmoplantar, pés e mãos. As glândulas sebáceas são glândulas holócrinas cuja função é produzir o sebo, que é uma combinação semelhante à cera, constituída por colesterol, triglicérides e restos de células secretoras.
Glândula Holócrinas : Glândulas nas quais elas mesmas se constituem na secreção, ou seja, a célula secretora acumula os produtos no seu citoplasma e em seguida morre, e se desintegra. (http://www.rodolfo.costa.nom.br/biowiki/doku.php?id=glandula_holocrina, disponível 18/09/2014).
Sua secreção ocorre através do ducto sebáceo pelo folículo piloso e recobre a superfície cutânea, atuando como lubrificante natural do pelo, além de evitar a perda de água pela camada córnea, proteger contra excesso de água na superfície e tem ação bactericida e antifúngica, através da formação de um manto ácido e gordo, com uma propriedade anti-séptica e que, entre outras coisas, dificulta o desenvolvimento de bactérias e fungos. Seu controle é hormonal, especialmente andrógeno e aumentam muito sua atividade, após a puberdade.
Em algumas regiões do corpo que não possuem folículo piloso como: Lábios, Glande do Pênis, aréola dos mamilos e pequenos lábios, os ductos das glândulas abrem-se na superfície da pele onde lançam sua secreção.
3 CONSIDERAÇÕES CLÍNICAS
O acne é uma doença inflamatória crônica envolvendo glândulas sebáceas e o folículo piloso, por conseguinte é continua e excedente na puberdade devido a produção acelerada de hormônios sexuais. A obstrução do folículo piloso resultante da espessa secreção de sebo e resto de queratina é uma das causas de lesões agudas, como também bactérias anaeróbicas, podem contribuir