GENETICA - GATTACA
CURSO PSICOLOGIA
TRABALHO DE GENÉTICA
Gattaca – A experiência Genética
SÃO PAULO/2014
1.INTRODUÇÃO
O trabalho desenvolvido tem como objetivo, ampliar a compreensão do aluno quanto ao Código Genético humano. Aprimorando sua compreensão e distinção quanto aos Genótipos e Fenótipos, correlacionando-os com o conteúdo programático, filme Gattaca – A experiência genética (1997- EUA, diretor: Andrew Niccol) possibilitara realizar a influencias destes fatores no próprio homem e na sociedade.
Genótipo:
É o conjunto formado pelos genes de um indivíduo que não são modificados naturalmente. São características/informações definidas pelo DNA.
É necessário analisar o DNA, para saber o Genótipo.
Os genes que formam uma pessoa procedem de seus pais e estes determinam seus genes.
O Genótipo é quem determina o Fenótipo.
Composição: Cromossomos, locos e alelos.
Fenótipo:
Refere-se ás características visíveis que podem ser alteradas/modificadas, sem determinar o Genótipo.
O Fenótipo não é uma característica que permanece inalterada no ser vivo, sendo que esta se modifica através da interação entre o ambiente e suas características genéticas.
O Fenótipo é uma informação do gene (depende do Genótipo) mais o fator ambiental.
Pelo Fenótipo não se consegue dizer nada sobre o Genótipo.
Composição: Relações de Dominância e Heredogramas.
2.DESENVOLVIMENTO
O filme Gattaca (cujo nome é representado por um código genético), aborda os aspectos de uma civilização futura, que tem a possibilidade de manipular/selecionar artificialmente o Código Genético humano, alterando o genótipo e fenótipo, de seus filhos. Esta manipulação artificial, tem a finalidade de alterar a combinação genética de seus filhos, com a maior probabilidade de eliminar doenças que poderiam se desenvolver e escolher as melhores genes possíveis.