Análise do filme Gattaca Experiência Genética
Sobre Avanço Científico
Bruno Assef de Vitto
RA = 201451410
Direito – 2º Ano B
IMES-FAFICA
“Vejam a obra de Deus: quem pode endireitar o que Ele fez torto?” – Eclesiastes 7:13
“Não só acho que devemos interferir na mãe natureza como acho que isso que ela deseja.” – Willard Gaylin
Com essas premissas, o filme Gattaca – Experiência Genética defende a ideia de que a Ciência pode manipular a carga genética humana a seu bel–prazer para criar seres humanos “perfeitos”, abordando as preocupações sobre as tecnologias reprodutivas que facilitam a eugenia e as possíveis consequências de tais desenvolvimentos tecnológicos para a sociedade.
O enredo do filme tem como protagonista Vicent Anton Freeman, que foi concebido pelos meios naturais de reprodução, tornando-o assim um inválido. Logo após seu nascimento foi submetido a exames obrigatórios onde foi constatado que ele provavelmente morreria antes dos trintas anos devido a complicações cardíacas.Vicent teve um irmão mais novo, o Anton, que foi concebido pelo processo de manipulação genetica, e isso o fez superior a Vicent em muitos aspectos, exceto na determinação. Vicent é alimentado pelo sonho de ser piloto-espacial, e apesar da setença que o condenou a subempregos, mostra-se inteligente e dedicado descobrindo-se capaz de burlar o sistema e capaz de competir por sobrevivencia mesmo estando em desvantagem.Com essa proposito, Vicent assume a identidade do “Válido” Jerome Eugene Morrow, jovem que fica paraplégico devido a um acidente de carro. Envolvido por esse próposito Vicent utiliza vários artifícios para se passar por Jerome, como lentes de contato, cirurgia para aumentar a altura, digitais postiças, bolsas de sangue e bolsas de urina. Mas um misterioso caso de assassinato acaba expondo seu passado e sua verdadeira identidade.
No final, a trama de Gattaca sugere um drama familiar, quando Vincent encontra seu irmão Anton em Gattaca, que descobre a verdadeira