Relatorio sobre atitude, comportamento e ação politica
• 1. Disciplina: Educação Ambiental – UNIBAN – Curso Pedagogia • 2. Tema: Ética e cidadania – novas reciprocidades*. Atitude, comportamento e ação política: elementos para pensar a formação ecológica*.
• 3. Objetivos da atividade: 3.1. Levar a reflexão sobre conseqüência devastadora de uma sociedade preconceituosa, que não respeita a diversidade e exclui seus membros. 3.2. Avaliar a grande força do meio ambiente no seu conceito mais amplo, interferindo no potencial genético ou comportamental de um indivíduo. 3.3. Conhecer o termo “eugenia”, erroneamente empregado para classificar seres humanos, e a importância da Bioética. 3.4. Refletir sobre o papel do educador e da concepção educativa assumida diante da proposta da Educação ambiental. 3.5. Alerta-nos sobre a importância da formação de uma cultura cidadã e na formação de uma atitude ecológica, no sentido de responsabilidade ética e social.
Justificativa da atividade: Muitos trabalhos têm mostrado as conseqüências de um desenvolvimento insustentável, restringindo a previsão de seus efeitos em relação às catástrofes ambientais. No entanto, a atividade proposta a seguir pretende integrar ao contexto as conseqüências de um desenvolvimento tecnológico e econômico insustentável no ecossistema social. Com isso, levar a reflexão sobre o papel do ato educativo, considerando a necessidade atual de uma sociedade preocupada com a formação de um sujeito de ação política*, isto é, capaz de identificar problemas e participar dos destinos e decisões que afetam o campo de existência individual e coletiva. Sem um sentido coletivo e ético, teremos uma sociedade de sujeitos sem história e sem vínculos preestabelecidos que apenas age de forma que consiga a melhor adaptação individual possível. O exemplo desse comportamento está configurado nos personagens do filme GATTACA, e nas escolhas corruptas de adaptação a uma sociedade