resenha do filme Gataca
525 palavras
3 páginas
Resenha acadêmica critica sobre o filme Gattaca- experiência genéticaO filme Gattaca experiência genética do gênero ficção cientifica dirigido por Andrew Niccol e produzido por Danny De Vito lançado em 1997 no E.U.A pela empresa produtora Columbia Pictures Corporation e Jersey Films.
Com 112 minutos Gattaca é uma critica ao determinismo genético onde uma sociedade visa os geneticamente perfeitos e despreza aqueles que dito por esta, seriam os inválidos pois são comuns apresentando “falhas em seu código genético”.
Uma nova geração de seres humanos mais saudáveis está sendo criada e a procura dos casais em ter o bebe perfeito através da fertilização artificial com QI elevado sem deficiências físicas ou mentais e nenhuma doença hereditária.
A trama conta a historia de um homem chamado, Vicent Freeman que desprezado por seus pais por ter doenças graves e hereditárias tenta realizar seu sonho de viajar para o espaço e que para isso resolve pegar genes emprestados de um nadador que tem seus genes perfeitos mais que preso em uma cadeira de rodas devido a um acidente não consegue entrar nesta sociedade que só aceita os validos e por isso resolve ajudar a Vicent Freeman a conquistar seu sonha e assim se realizar nele também e apesar de todo controle e segurança de Gattaca Vicent Freeman consegue seu objetivo.
Os personagens deste filme nos transportam para uma época não muito distante em que as pessoas eram também selecionadas e os que não cabiam perfeitamente nesta seleção eram simplesmente destruídos sem chance de sobreviver é (parece muito com a época de Adolf Hitler na Alemanha).
A busca pelo o homem perfeito geneticamente e dentro de padrões pré-estabelecidos pela sociedade foi derrubada, pois o personagem foi além das expetativas genéticas provando que se houver estímulos por parte do meio em que o individuo está inserido o mesmo consegue se superar mostrando que somos mais que genes.
Para nós futuros Psicólogos é muito importante a analise deste filme, pois