assessoria e consultoria
O Serviço Social è uma profissão de curso superior cujo objeto de intervenção é as expressões da questão social. Têm contribuições da sociologia, psicologia, economia, ciência política, filosofia e antropologia dentre outras ciências.
O assistente social è o profissional qualificado que, privilegiando uma intervenção investigativa, através da pesquisa e analise da realidade social, atuam na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visam à preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.
Como campo de atuação profissional pode ser citado: serviço social e urbano das organizações publica empresas privadas e organizações não governamentais como: hospitais, escolas, creches, clinicas, centros de convivência, administrações municipais, estaduais e federais, serviços de proteção judiciária, conselhos de direitos e de gestão, movimentos sociais, instancias de defesa e de representação política.
2.1 Contextualizando o Serviço Social no Brasil: Origem. Rompendo os Muros
A profissão surge no final do século XIX, em 1898, na cidade de Nova York, Estados Unidos. Com o prestigio da sociedade burguesa com o aparecimento da classe social, a burguesia (classe social dominante) necessitava de um profissional que cuidasse da área social assistindo a classe proletária. Dessa forma, a classe dominante exerceria certo controle sobre os proletariados. Naquele momento não existia uma metodologia ou teoria acerca da profissão ou o que era a mesma
No Brasil, por volta de 1936, se iniciou o processo de industrialização intensa e urbanização no país, como parte de estratégia do Estado, para atender as demandas da questão social, via execução direta das políticas sociais. É nesse contexto que emerge a profissão que se encontra relacionada também a articulação dos poderes dominantes (burguesia industrial, igreja católica e Estada Varguista) na época com um único objetivo, o de controlar as