Assessoria e Consultoria
Podem observar, no vernáculo da língua portuguesa, uma pequena diferença entre assessor e consultor, em que o primeiro é identificado como aquele que assessora e consultor é aquele que dá conselhos ou parecer sobre o assunto da sua especialidade. O trabalho de consultoria é mais pontual que o de assessoria em que a equipe ou profissional que recebe a consultoria já tem supostamente algum conhecimento. Já assessoria é um processo que necessita de maior tempo devido a complexidade de assuntos.
Consultoria (conceito)
É tida como ação de pedir conselho, instruções, opiniões ou parecer sobre assunto de sua especialidade.
Assim definimos Assessoria/Consultoria como aquela ação que é desenvolvida por um profissional com conhecimentos na área, que torna a realidade como objeto de estudo e detém uma intenção de alteração da realidade.
O assessor não é aquele que intervém, deve, sim, propor caminhos e estratégias ao profissional ou a equipe que assessora e estes tem autonomia em acatar ou não suas proposições.
Assessoria (conceito)
Órgão ou conjunto de pessoas que assessoram um chefe ou uma instituição especializada na coleta de dados científicos sobre uma matéria. Sendo o ato de assessorar identificado como uma ação que auxilia tecnicamente outras pessoas ou instituições com base em conhecimentos especializados em determinado assunto.
ASSESSOR – é aquele tido como um assistente, adjunto, auxiliar ou ajudante que detém conhecimentos que possa auxiliar a quem assessora.
ASSESSORIA E CONSULTORIA- Reflexões para o Serviço Social
Muito tem se falado na categoria profissional sobre Assessoria/Consultoria como um novo espaço e trabalho. A entrada em cena deste tema no debate profissional expressa a maturidade do atual projeto de profissão do Serviço Social brasileiro, conhecido como projeto ético-político. Pois, e somente com o reconhecimento da relevância de uma leitura crítica da realidade e do reconhecimento