Assessoria de Imprensa
A assessoria de imprensa é responsável pelo desenvolvimento do relacionamento entre uma empresa (seja ela pública ou privada), uma marca ou um profissional com os veículos de comunicação. É um serviço prestado que se concentra no emvio de informações jornalísticas referentes à organização para a imprensa. Os veículos podepodem ser revistas, jornais, emissoras de rádio e TV, sites e agências de notícias.
A assessoria deve criar estratégias, releases e um vínculo constante entre os veículos de comunicacao e a empresa em questão, procurando a criação de matérias, notas e o agendamento de entrevistas, para criar um relacionamento de confiança e sedimentar a imagem da empresa de forma positiva na imprensa, já que a mídia espontânea agrega credibilidade ao produto/serviço/instituição.
Para isso, o assessor de imprensa deve criar releases, artigos, notas sugestões de pauta, contatar jornalistas, agendar entrevistas, convidar jornalistas para eventos, fazer clipagem das matérias,e etc, tudo para desenvolver este relacionamento da marca junto aos jornalistas. Caso algum veículo de comunicação se interesse, ele utilizará o texto enviado para publicar notas ou agendar entrevistas. Esta publicação não é paga, por isso o nome de mídia espontânea. Não se paga por estas informações, se paga para a assessoria alcançar este resultado.
Perfil do assessor de imprensa
O assessor de imprensa deve facilitar a relação entre seu cliente e a imprensa formadora de opiniao. Para isso, o que vale é a credibilidade baseada na ética jornalística e no fato de que o jornalista de redação tem como matéria-prima a informação com potencial de virar matéria. A confiança entre estes dois profissionais se dá quando o assessorado ganha o status de fonte de informação, já que a comunicação é o grande caminho para o reconhecimento perante a sociedade.
Cabe ao assessor orientar o cliente sobre o que pode virar notícia, o que pode ser de interesse dos veículos e da