Assessoria de imprensa
1.1 - Assessoria de Imprensa no Mundo
A assessoria de imprensa possui umaé uma atividade de grande importância dentro das organizações governamentais e privadas, por se tratar de uma área que pode ser considerada a “voz” da instituição diante do público externo, por.Porexterno. Por esste motivo é uma das áreas da comunicação social que se destaca nos dias atuais.
Farrareto e Kopplin (2001, p. 24) realizaram estudos que apontam que durante o processo de independência dos Estados Unidos surge um embrião da atuação da assessoria de imprensa no setor público, mostrando a importância de haver um setor que vai se comunicar com o público alvo da instituição.
Em 1772, quatro anos antes da Declaração da Independência dos Estados Unidos, o grupo de revolucionários liderados por George Washington preocupava-se com as informações, nomeando Samuel Adams, escritor e editor do Kentucky, para realizar um trabalho que misturava jornalismo, relações públicas e publicidade e propaganda. Mais tarde, em 1829, Amos Kendall dava o passo seguinte na Assessoria de imprensa Governamental.
Servindo ao então presidente norte-americano Ancchew Jackson, Kendall organizou ainda o primeiro house-organ do governo dos EUA, The Globe (FERRARETO E KOPPLIN, 2001, p.24). Apesar deste embrião da assessoria de imprensa no século XVIII, é no inicio do século XX que surge o modelo de trabalho que estamos habituados a verutilizado nas assessorias de comunicação de empresas privadas e nos governos. Esse modelo surge em 1906 com o jornalista norte-americano Ivy Lee, considerado “pai” da assessoria de imprensa por estudiosos como Chaparro (2003).
(...) somos mais ou menos herdeiros de um americano chamado Ivy Lee. Em 1906, ele inventou a atividade especializada que hoje chamamos de assessoria de imprensa ou assessoria de comunicação. Com um bem sucedido projeto profissional de relações com a imprensa, a serviço de um cliente