A Assessoria De Imprensa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO
BACHARELADO EM JORNALISMO
Assessoria de Imprensa na Administração Pública e na Política
Andressa, Naiara e Luís Artur
Pelotas, abril de 2015.
SURGIMENTO DA ASSESSORIA DE IMPRENSA
A Assessoria de Imprensa (AI) surgiu para suprir demandas e dar visibilidade às ações relacionadas a gestores e administração pública. Trata-se de um setor que propõe dar visibilidade a determinada instituição e a prestar esclarecimentos à imprensa e à sociedade.
Durante a Primeira Guerra Mundial, países como Estados Unidos e Grã-Bretanha estruturaram setores específicos para a divulgação de informação. Essa situação se repetiu na Segunda Guerra Mundial, nascendo assim os primeiros moldes de uma assessoria de imprensa para auxiliar um governo.
Para Kopplin (2001) o conceito de Assessoria de Imprensa (AI) está associado à necessidade de divulgar opiniões e realizações, que no caso seria de um órgão institucional, e a existência dos meios de comunicação, ou seja, a relação entre um e outro faz nascer a AI.
No Brasil, segundo Kopplin (2001) no período do governo de Getúlio Vargas, foi criado em 1937, o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) por meio do decreto n°3.371, em pleno Estado Novo, com finalidade de estabelecer serviço de atendimento à imprensa ligado ao Gabinete Civil. A ideia principal era divulgar os atos do presidente e também obras realizadas naquele período.
Nos anos 1960 se concretiza a comunicação social no Brasil, porém, bastante castrada pelos departamentos de imprensa dos órgãos governamentais.
Foi nos governos militares que as atividades de relações públicas, baseada na publicidade e propaganda, tiveram a sua maior difusão, criando e noticiando "verdades" oficiais, através da Aerp – Assessoria Especial de Relações Públicas da República.
No final dos anos 1970, com a obrigatoriedade do diploma de jornalista, o mercado entra em consolidação e temos mudança na