Assessoria de imprensa
É o conjunto de estratégias e ações desenvolvidas com o objetivo de estabelecer canais de comunicação entre uma organização e os meios de comunicação.
A assessoria de imprensa pode ser realizada internamente em uma empresa ou entidade, mas também ( o que tem sido cada vez mais comum no mercado) ser entregue a uma empresa especializada, que se incumbirá deste trabalho.
Historia
A Assessoria de Imprensa como conhecemos hoje é uma atividade relativamente nova e que nem sempre existiu dessa maneira. Um dos principais precursores do profissional foi o norte-americano Ivy Lee. Ele teve atuação destacada junto aos veículos de comunicação dos EUA, no início do século XX.
Pode-se dizer que os profissionais que, hoje, atuam na área de Assessoria de Imprensa são os herdeiros de Ivy Lee. Foi ele quem, em 1906, criou, em Nova Iorque, o primeiro escritório de relações públicas direcionadas para a administração de crises e para treinar executivos para falar com o público, dando origem aos primeiros porta-vozes. Nascia assim a Assessoria de Imprensa com a responsabilidade de construir e manter, por meio de trabalho junto aos jornalistas, um bom relacionamento com os diferentes públicos.
No Brasil, a atividade desenvolveu-se com maior intensidade nos últimos 30 anos. Até então, era conhecida de apenas algumas corporações e dos gabinetes de governo pós-guerra.
Funções da Assessoria de Imprensa
A principal função do assessor de imprensa é aproximar dos meios de comunicação à realidade da empresa, com notícias e informações de interesses públicos. Através do assessor, pode- se atender à imprensa divulgando as demandas institucionais e de produtos, com uma estratégia de divulgação, onde contenham informações relevantes e atualizadas para os principais veículos, detectando os interesses públicos e aproveitando- os de forma que venha a colaborar com a compreensão da sociedade do papel da organização e desenvolvendo uma relação de confiança com os