nao leiam
Objetivo: Estar sempre na primeira linha de reflexão crítica sobre os principais aspectos da economia, da sociedade e da cultura de seu tempo, em alguns casos chegar até a participar das militâncias politicas.
Origem: A escola de Frankfurt se iniciou na Alemanha e recebeu o nome de Instituto de Pesquisa Social, criado em Frankfurt em 1924. Este Instituto nasceu com uma inspiração marxista, porém adotou uma postura crítica ao marxismo, não levando em conta as ideias de infraestrutura econômica e a luta de classes (burguesia e proletários).
Pensadores: Dentre este movimento iniciado em 1924 surgiram duas gerações:
A primeira geração formada por Max Horkheimer, T. Adorno e Herbert Marcuse.
A segunda geração Jurgën Habermas, A. Schmidt, H. Schnadelbach, K. Otto Apel, entre muitos outros. Indústria cultural
A indústria cultural foi criada pelos filósofos Theodor Adorno e Max Horkheimer e tinha como objetivo designar a situação da arte na sociedade capitalista industrial.
Para os dois pensadores, a autonomia e poder crítico das obras artísticas derivariam de sua oposição à sociedade. Adorno e Horkheimer afirmavam que a máquina capitalista de reprodução e distribuição da cultura estaria apagando aos poucos tanto a arte erudita e a arte popular. Isso estaria acontecendo porque o valor crítico dessas duas formas artísticas é neutralizado por não permitir a participação intelectual dos seus espectadores. O uso da sensualidade das mulheres nas propagandas da Skol. Uso da rivalidade entre nações (Brasil e Argentina).
148590292100032912052540000
‘’ Ninguém conhece o hino da Argentina. ‘’ ‘’ Então decidimos inventar. ’’ E Até o uso de criaturas cientificas com a sensualidade das mulheres.
14859026416000