Assertividade
Assertividade é uma habilidade social que se manifesta na comunicação interpessoal. É uma forma de se expressar, de maneira franca e aberta,de maneira adequada e oportuna, sem provocar constrangimento aos direitos de outras pessoas. Considerando o comportamento, a forma como as pessoas se expressam, podemos classificá-lo em dois grupos: o assertivo e o não-assertivo. No comportamento assertivo tem-se um único tipo de comunicação que se molda de acordo com a situação. Já no comportamento não-assertivo ocorrem a agressividade, a passividade e a passividade agressiva.
Comportamento Assertivo:
Ser assertivo é conseguir dizer “não”, na hora certa, da forma certa, sem culpa e sem se indispor com as pessoas envolvidas. É afirmar-se perante si e os outros, e dizer “SIM” ou “NÃO” quando necessário. Desta forma, é permitido expressar suas necessidades e pensamentos. A pessoa assertiva expressa suas necessidades, pensamentos e sentimentos de forma honesta e direta. Defende seus direitos, mas, ao mesmo tempo, aceita os direitos do outro. Ela provoca respeito e admiração, permitindo que suas preferências sejam respeitadas e suas necessidades satisfeitas.
O indivíduo assertivo é direto, honesto, aberto, objetivo sem ser áspero, tem um padrão firme de voz e uma linguagem corporal descontraída. É ouvinte, empático e tem interesse sincero pelo outro. Ele aceita, recusa e encara os problemas de frente.
A comunicação assertiva é benéfica para os dois lados envolvidos, pois deixa as pessoas mais seguras, satisfeitas e menos estressadas. Contribui para a redução de conflitos interpessoais e para a melhora no clima organizacional, favorecendo as negociações.
A pessoa que assume um comportamento assertivo ganha muitos predicados: torna-se uma pessoa segura e confiante em si e desenvolve relações interpessoais mais maduras. Pode exercer o poder com tranqüilidade e adquire uma postura de negociador ganha-ganha. Sente-se dono de sua vida e bem-estar e