assertividade
1. O que é Assertividade?.
2. Comportamento assertivo. 3°. Comportamento agressivo. 4°. Comportamento não assertivo. 5°. Bibliografia.
O que é Assertividade?
Se buscarmos a definição no Dicionário Aurélio encontraremos: afirmação, asseveração, alegação, argumento. Mas isso não basta para expressar a assertividade em toda sua amplitude. Assertividade diz respeito à habilidade de dizer coisas e idéias, de expressar opiniões e desejos de uma forma transparente, clara e direta, mas sempre respeitando seu interlocutor.
Poderíamos simplificar dizendo que ser assertivo é entrar em uma negociação levando em consideração os interesses de ambas (ou mais) partes envolvidas, de forma a nos habilitarmos na busca de uma posição consensual. Não precisa necessariamente ser ótimo pra mim e nem para o outro, desde que seja bom para ambos. O objetivo é um jogo de ganha-ganha onde o único resultado que interessa é que seja satisfatoriamente bom para os dois… não vale um ter que perder para o outro ganhar. Por mais tentadora que seja essa perspectiva, nem sempre é tão fácil assim.
Assertividade enquanto conduta a ser adotada na prática traz exigências mais profundas, uma vez que uma atitude assertiva pede a construção de uma estrutura psicológica que a sustente a contento. Para ser assertivo é preciso saber o que se quer, conhecer seus direitos e deveres, conhecer seus potenciais e limites, saber expressar-se com transparência, lógica e com boa argumentação. Mas é também necessário ser flexível, saber ouvir o que o outro tem a dizer (com a devida atenção e respeitando seu ritmo) e, sobretudo, ser empático permitindo assim, colocar-se no lugar do outro e procurar entender o mundo através de seus olhos…
Só a partir de uma perspectiva assertiva, é possível acreditar na construção de um cenário sustentável a longo prazo. Ao ser assertivo e fomentar a assunção de um desenlace conciliatório para