Assedio Sexual
CURSO DE DIREITO – 6ª FASE
MARIELLEN CRIS MACHADO
RESENHA CRÍTICA
“ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
E A POLÍTICA EMPRESARIAL DE METAS”,
DE RAFAEL MORAES CARVALHO PINTO
ORLEANS
2014
MARIELLEN CRIS MACHADO
RESENHA CRÍTICA
“ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
E A POLÍTICA EMPRESARIAL DE METAS”,
DE RAFAEL MORAES CARVALHO PINTO
Trabalho apresentado à disciplina de Direito Empresarial, solicitado pela professora Michele Barreto como instrumento de avaliação do 6º semestre do curso de Direito.
ORLEANS
2014
A presente obra trás como principal tema o assédio moral diante do ambiente de trabalho. O assédio moral se caracteriza por um fenômeno muito conhecido por todos e por muito tempo evidenciado no âmbito jurídico brasileiro. Esse fenômeno por muito tempo se confundia com o poder hierárquico no ambiente de trabalho de modo a obter disciplina do empregado, e por esse motivo passou por despercebida tal violência moral.
Essa violência moral ganhou nos últimos anos uma atenção especial pelos operadores do direito, prevenindo as pessoas para a dura realidade da violência psicológica praticada no ambiente de trabalho.
Um conceito sobre violência moral destacado na obra é de Heinz Leymann, médico e pesquisador na área de psicologia no trabalho, assim conceitua: assédio moral é a situação em que uma pessoa ou um grupo de pessoas exercem uma violência psicológica extrema, de forma sistemática e frequente (em média uma vez por semana) e durante um tempo prolongando (em torno de uns 6 meses) sobre outra pessoa, a respeito da qual mantém uma relação assimétrica de poder no local de trabalho, com o objetivo de destruir as redes de comunicação da vitima, destruir sua reputação, perturbar o exercício de seus trabalhos e conseguir, finalmente, que essa pessoa acabe deixando o emprego.
Esse conceito foi muito