Relatório Física I - Medidas Físicas
Curso de Tecnologia em Construção Civil - Edifícios
Noturno
EXPERIÊNCIA 1 – MEDIDAS FÍSICAS
FÍSICA LABORATÓRIAL I
São Paulo
23 de Setembro de 2014
Objetivo
Familiarização com instrumentos de medidas tais como régua, paquímetro e micrômetro. Uso da Teoria de Erros para análise dos dados experimentais.
Introdução Teórica
Como ciência experimental, os resultados obtidos através de observações e medições dos fenômenos naturais, representados por valores numéricos e suas respectivas grandezas físicas, é de extrema importância para o nosso conhecimento a respeito do mundo físico. Como premissa de observação, sabe-se que toda medida, isto é, todo valor numérico de uma grandeza física, possui uma incerteza intrínseca que depende do aparelho utilizado, as condições ambientais e da perícia do operador.
Portanto, além da quantidade expressa que caracteriza uma medição, acompanha-se uma incerteza (ou margem de confiança) atribuída a ela. Desta forma, a Teoria de Erros é utilizada para analisar, calcular e expressar este valor. Neste experimento, além de realizarmos as medições a partir dos objetos selecionados (cilindro e prisma), calcularemos, através da Teoria de Erros, suas respectivas incertezas e desvios.
Material utilizado
— Micrômetro digital — Micrômetro analógico
— Paquímetro digital — Paquímetro analógico — Balança mecânica
— Prisma de madeira — Cilindro de chumbo
— Régua
Procedimento Experimental
Instrumentos de Medida e suas Incertezas - Cilindro
Foram medidos a altura e o diâmetro do cilindro apresentado na figura 1, utilizando os seguintes instrumentos: