Relatorio De Laboratorio de Fisica I - Medidas
A
utilização
da
palavra
incerteza
para
atribuir
uma
determinada
quantificação está sendo empregada a não muito tempo, embora o erro e as análises de erro já venham de longa data praticadas na ciência da medição.
Apesar de ser conhecida quase todas as componentes do erro e suas avaliações tenham sido aplicadas corretamente, ainda há uma persistência na incerteza do valor adquirido, isso resulta na imprecisão parcial das respectivas análises. A incerteza do resultado de uma medição reflete a falta de conhecimento exato do valor do mensurando. A palavra “incerteza” significa dúvida, e assim,
“incerteza de medição” significa dúvida acerca da validade do resultado de uma medição. (Maia A. F. et all 2009).
O erro e um conceito idealizado como sendo o resultado da medição menos o valor verdadeiro convencional do mensurando. (Maia A. F. et all 2009).
Algumas ferramentas de medições com precisões aceitáveis para quantificar melhor a incerteza são o paquímetro e o micrômetro.
1.1. Paquímetro
Ao medirmos com uma régua, a menor divisão, que é denominada de resolução, é normalmente 1 milímetro. Para se medir décimos de milímetros ou até centésimos de milímetros, bastaria então acrescentar mais subdivisões a escala. Uma forma de contornar este problema e utilizando um paquímetro. O paquímetro e uma régua normal equipada com uma escala móvel chamada nônio ou vernier, que permite medições de décimos ou centésimos de milímetros, dependendo das divisões da escala.
4
Figura 1: Paquímetro
Ilustração de um paquímetro: 1: bicos (esquerdo fixo e direito móvel), 2: orelhas (esquerda fixa e direita móvel), 3: haste de profundidade, 4: escala fixa inferior (graduada em centímetros), 5: escala fixa superior (graduada em polegadas), 6: escala móvel (nônio ou vernier) inferior (cm), 7: escala móvel (nônio ou vernier) superior (polegada), 8: impulsor e trava. Em vários paquímetros, o impulsor e a trava são