Assedio moral
Assédio moral no ambiente de trabalho
Premissas
1. A maioria dos cidadãos não sabe ou nunca ouviram falar de ‘Mobbing’. E muito menos sabem a diferença entre o dito cujo e o Bullying. 2. O assédio moral é um problema antigo com interesse recente e por isso ainda é confundido com problemas distintos no ambiente de trabalho.
Problema
O que é o assédio moral?
Objetivo geral
Alertar e reivindicar, uma lei válida para todo o Brasil, a fim de que seja proibida a ocorrência do assédio moral.
Objetivos específicos
* Informar, prevenir e punir quem pratica o assédio moral; * Minimizar a ocorrência do mesmo;
Relevância – Justificativa
A relevância de tal estudo reside na constatação de que só nas ultimas décadas é que o assédio moral veio a ser identificado como um fenômeno capaz de atormentar e depreciar as relações humanas no ambiente de trabalho.
Além disso, o número de casos de assédio moral é relevante, e muitos indivíduos que sofrem com tal prática não sabem e mesmo os que sabem nada podem fazer além de perder o emprego, visto que não existe uma lei especifica no âmbito federal para punir os autores do ato.
E mais, muitas pessoas que creem que sofrem de assédio moral, na verdade, não sofrem, visto que a falta de informação é branda, podendo o mesmo ser confundido com estresse, imposições profissionais, gestão por injúria, virtudes de conflito, más condições de trabalho ou agressões pontuais.
REVISÃO DE LITERATURA
Inicio por Nascimento, em seu artigo O assédio moral no ambiente de trabalho:
Assédio moral é a conduta abusiva, de natureza psicológica, que atenta contra a dignidade psíquica, de forma repetitiva e prolongada, e que expõe o trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras, capazes de causar ofensa á personalidade, á dignidade ou á integridade psíquica, e que tenha por efeito excluir a posição do empregado no emprego ou deteriorar o ambiente de trabalho, durante a jornada de