Assedio Moral
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
ASSÉDIO MORAL
Poços de Caldas
2008
ASSÉDIO MORAL
Poços de Caldas
2008
SUMÁRIO
1. Assédio Moral no Trabalho 3
2. Fases da humilhação no trabalho 3
3. Estratégias do Agressor 4
4. Frases geralmente utilizadas pelo agressor 6
5. Danos que o assédio moral causa a saúde 7
6. Casos de humilhações e constrangimentos na relação entre chefes e subordinados 8
6.1 Advertências, berros e isolamento 8
6.2 O fim de um pesadelo 9
7. O que a vítima deve fazer? 10
8. Conclusões 10
REFERÊNCIAS 11
1. Assédio Moral no Trabalho
O assédio moral ou violência moral no trabalho ocorre quando trabalhadores e trabalhadoras são expostos a humilhações e constrangimentos durante a jornada de trabalho de forma repetitiva e prolongada geralmente por seus superiores hierárquicos. É uma relação de longa duração, onde o chefe submete o subordinado a situações desumanas e sem éticas, fazendo com que a vitima fique desestabilizada no seu ambiente de trabalho, desistindo assim do emprego.
Mas o que vem a ser humilhação?
A humilhação é o ato de ofender, menosprezar, rebaixar, inferiorizar, ultrajar, magoar, perturbar, envergonhar a pessoa, causando desta forma raiva, dor, tristeza e sofrimento na pessoa humilhada.
Uma pessoa que sofre o assédio moral geralmente sofre com as atitudes e condutas negativas dos superiores, o que acarreta uma série de problemas como falta de motivação, pouca produtividade para a organização, além dos prejuízos emocionais causados no individuo. Geralmente a vítima passa a ser isolada do grupo e este com receio de perder o emprego se afastam da vítima e pactua com a situação permanecendo em silêncio.
O medo do desemprego faz com que o trabalhador permaneça no emprego mesmo sendo humilhado,