Assedio Moral
É CRIME
ASSÉDIO MORAL
NO TRABALHO
Palestrante:
Marcela Marques da Silva Damasceno
Graduada em Psicologia
Realização: Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias
Gráficas , Jornais e Revistas no Estado de Minas Gerais
Assédio Moral
“Uma palavra contundente é algo que pode matar ou humilhar, sem que sujem as mãos.”
Pierre Desproges
O que é Assédio Moral?
Assédio Moral é toda conduta abusiva que manifesta-se sobretudo por comportamentos,palavras,atos repetitivos, gestos, escritos que possam trazer dano à personalidade,à dignidade ou à integridade física ou psíquica do trabalhador, causando-lhe sentimento de humilhação, inferiorização e baixa estima, por em perigo seu emprego ou degradar o ambiente de trabalho.
O que é humilhação
Humilhação é um sentimento de ser ofendido, menosprezado, rebaixado, inferiorizado, submetido, vexado, constrangido pelo outro. É sentir-se um ninguém, sem valor, inútil, magoado, revoltado, mortificado, traído, envergonhado, indignado e com raiva.
A humilhação causa dor, adoecimento, tristeza e sofrimento.
O Assédio Moral
Pode ser classificado como vertical quando parte de um superior para um subordinado; Horizontal quando ocorre entre trabalhadores de mesmo nível hierárquico;
Combinado quando o chefe e os colegas se unem contra outro funcionário;
Ascendente quando parte de um subalterno ao seu chefe;
Como acontece o Assédio Moral?
O assédio moral nasce como algo inofensivo e aumenta gradativamente. Em um primeiro momento, as pessoas envolvidas não querem mostrar-se ofendidas e levam na brincadeira as desavenças e maus tratos.
Em seguida esses ataques vão se multiplicando e a vítima é seguidamente acuada, posta em situação de inferioridade, submetida a manobras hostis e degradantes durante um período maior.
Quando o processo de assédio se estabelece, a vítima é estigmatizada: dizem que ela é de difícil convivência, que tem mau caráter ou então que é louca.
Atribui-se à sua personalidade algo que é conseqüência
do