assedio moral
Beatriz Costa e Silva
Bruna Flavia Gonçalves Silva
Cíntia Akemi Nakashima
Gabriela Marrafon dos Santos Ingrid Batista de Barros
Marcela Okuma de Souza
Mariana Izabela dos Santos Silva
RESUMO
No cenário atual das organizações é fácil encontrar ações e possíveis reações de quem sofre assedio moral, portanto, esta pesquisa tem como finalidade ajudar aos empregadores e colaboradores identificar e tomar uma atitude em relação ao assunto. Diante disso a pergunta que motivou esta pesquisa foi: quais são as reações e reflexos dos colaboradores que sofrem assedio moral nas organizações? Analisando os reflexos nos colaboradores e empregadores, esperamos compreender e propor como agir diante desta situação, buscando assim possíveis soluções para o assédio moral. Para o presente artigo a opção metodológica adotada foi a pesquisas desenvolvidas com base em material já elaborado, constituído por artigos científicos e pesquisas pela internet, de caráter qualitativo. O contexto tem como finalidade apresentar as consequências nos colaborados em detrimento das reações causadas pelo assedio moral na vida dos trabalhadores muitas vezes irreversíveis.
Palavras-chave: Assédio moral. Reações. Consequências. Colaboradores. Organizações.
1. INTRODUÇÃO
Mesmo que o assunto “Assédio Moral” seja muito discutido nos dias de hoje, muitos empregadores e colaboradores nas organizações não sabem como se portar diante da situação, além de que muitos não sabem nem identificar o assédio moral. O assunto começou a ser tratado com mais seriedade nos anos 80, quando começaram a estuda-lo, porém, este fenômeno já vem acontecendo desde o inicio da historia das organizações.
Empregadores e colaboradores que não conhecem este fenômeno com certo aprofundamento, acreditam que seja certo exagero apontar uma serie de consequências substanciais a saúde. Isso se dá pelo fato de se