assedio moral
O QUE É?
Assédio moral é toda e qualquer conduta que caracteriza comportamento abusivo, freqüente e intencional, através de atitudes, gestos, palavras ou escritos que possam ferir a integridade física ou psíquica de uma pessoa, vindo a pôr em risco o seu emprego ou degradando o seu ambiente de trabalho.
FAZES DA HUMILHAÇÃO NO TRABALHO
A humilhação no trabalho envolve os fenômenos verticais e horizontais. O fenômeno vertical- se caracteriza por relações autoritárias desumanas e aéticas, onde a competividade, os programas de qualidade total e associados à produtividade.
E a horizontal- estar relacionada pressão para produzir com qualidade e baixo custo, e o medo de perde o emprego e não voltar ao mercado formal de trabalho favorece a submissão e fortalecimento da tirania.
ESTRATÉGIA DO AGRESSOR
Escolher a vitima e isolar do grupo.
Impedir de expressar e não explicar os por que.
Fragilizar, ridicularizar, inferiorizar, menosprezar em seu local de trabalho.
Culpabilizar, responsabilizar publicamente, podendo os comentários se sua incapacidade invadir, inclusive, o especo familiar.
Desestabilizar emocional e profissionalmente.
Impor a equipe sua autoridade para aumentar produtividade. OS ESPAÇOS DA HUMILHAÇÃO
Começar sempre reunião amedrontando quanto ao desemprego ou ameaçar constantemente com a demissão
Subir em mesa e chamar todos de incompetente
Repetir a mesma ordem para realizar uma tarefa simples centenas de vezes a desestabilizar emocionalmente o trabalhador ou dar ordem confusa ou contraditória.
Sobrecarregar de trabalhador ou impedir a continuidade do trabalho negando informações.
Desmoralizar publicamente afirmando que tudo ta errado ou elogiar mas afirmar que seu trabalho não e necessário para empresa ou instituição.
Ignorar a presença do Trabalhador.
Voltar de férias e ser demitido ou desligado por telefone. Danos da humilhação a saúde Perda da motivação, criatividade, capacidade de liderança;
Aumento