assedio moral
Introdução
Nesse trabalho, estarei abordando o que é assedio moral nas relações de ambiente de trabalho, como agir diante disso e também a quem recorrer e sues direitos . Porque hoje tem muito isso, onde a sua forma de execução são os maus tratos, muitos são subordinados, levando em consideração que abala a pessoa tanto na parte física como na psicológica.
O assedio moral é uma coisa recente, mas esta cada vez mais comum, porem temos que começar a debater mais sobre isso, para que o trabalhador seja mais valorizado e com isso podendo melhorar o seu desempenho e o ambiente de trabalho sendo mais sadio.
E o que é assédio moral no trabalho?
Assedio moral no trabalho é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego.
Caracteriza-se pela degradação deliberada das condições de trabalho em que prevalecem atitudes e condutas negativas dos chefes em relação a seus subordinados, constituindo uma experiência subjetiva que acarreta prejuízos práticos e emocionais para o trabalhador e a organização. A vítima escolhida é isolada do grupo sem explicações, passando a ser hostilizada, ridicularizada, inferiorizada, culpabilizada e desacreditada diante dos pares. Estes, por medo do desemprego e a vergonha de serem também humilhados associados ao estímulo constante à competitividade, rompem os laços afetivos com a vítima e, frequentemente, reproduzem e reatualizam ações e atos do agressor no ambiente de trabalho, instaurando o ’pacto da tolerância e do silêncio’ no coletivo, enquanto a vitima vai