Trabalho
Autor: Fernando Hernández, Juana María Sancho e colaboradores
Editora: Artmed
198 páginas (capítulo 3)
Por: Jacira Irene Seibel
1º semestre no curso: Licenciatura em Pedagogia
Educação, comunicações e suas tecnologias.
O tema tratado pelo autor é á utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo ensino-aprendizagem, neste contexto ele coloca a utilização cada vez maior das TIC em nossa sociedade e o redimensionamento do papel da escola e do professor como um problema á ser resolvido. Do seu ponto de vista, com o uso das TIC a educação tende a ter uma grande melhoria, apesar de não ser apenas essa a solução.
Como em outras épocas, as Tecnologias de Informação e Comunicação são soluções rápidas para que a educação melhore. Porém não é apenas a tecnologia a solução, porque senão todos os problemas já estariam resolvidos. Primeiramente, a escola deve estar inserida num projeto de reflexão e ação, tendo uma visão aberta do mundo contemporâneo, pois as situações pedagógicas permitem uma melhor reelaboração e reconstrução do processo de ensino-aprendizagem.
A escola pode optar por três opções sobre as TIC sendo elas: ficar de fora desse processo, tentar algo novo apropriando-se dessa técnica ou apropriar- se dos processos desenvolvendo habilidades que possam ser mais fáceis no controle das tecnologias e seus efeitos. A terceira opção seria a melhor, pois assim o cidadão pode criar planejar e interferir na sociedade.
Juan de Pablos fundamenta a lógica disciplinar e nos leva a uma reflexão sobre as diferentes perspectivas com que se tem abordado o conceito de interdisciplinaridade. Dentro das perspectivas disciplinares e das TIC, o autor destaca que as possibilidades são evidentes, mas que a formação pedagógica do professores em TIC deve ser considerada como um dos fatores-chave para seu uso efetivo.
Diante desse contexto, pode-se ressaltar que as TIC realmente são importantes