Assedio moral
Assim compreender o fenómeno do assédio moral dentro das organizações, no mundo do trabalho, levanta algumas questões. Porquê e como acontece? Quem são as vítimas? Quem são os agressores? Quais as consequências? Como nos defendermos? Que protecção legal existe?
A abordagem, do tema assédio moral no trabalho, pode ser feita em várias perspectivas. Neste trabalho vão ser abordados os pontos considerados mais pertinentes.
Desta forma o Estado das Artes encontra-se dividido nos seguintes pontos: conceito de assédio moral no trabalho; determinantes: assediado, assediador e organização; tipos e etapas do assédio moral; consequências e medidas contra o assédio moral e enquadramento legal.
Será também feita uma descrição detalhada do processo de pesquisa e uma ficha de leitura do capítulo “Os contextos desfavoráveis” do livro Assédio no Trabalho Como distinguir a verdade de Marie-France Hirigoyen (2002).
Em último, é avaliada a página da Internet Site Assédio Moral no
Trabalho que aborda o tema de maneira muito clara e simplificada
É sabido que a palavra “trabalhar” vem do latim vulgar tripaliare, que significa torturar, e é derivado do latim clássico tripalium, antigo instrumento de tortura.i Através dos tempos, o vocábulo “trabalho” veio sempre significando fadiga, esforço, sofrimento, cuidado, encargo; em suma, valores negativos, dos quais se afastavam os mais afortunados.ii
A evocação dessa etimologia e desse passado se faz bastante prudente porque guarda consonância com o