Gás natural e Carvão mineral
O gás natural é um combustível fóssil formado quando camadas de animais e vegetais soterrados ficam expostos a intenso calor e pressão ao longo de milhares de anos. As energias que as plantas naturalmente absorvem da luz do sol é armazenado em forma de carbono em gás natural. É uma mistura de hidrocarbonetos leves encontrada no subsolo, na qual o metano tem participação superior a 70% em volume.
O gás natural é encontrado, em formações rochosas subterrâneas ou em reservatórios de hidrocarbonetos em camadas de carvão através de jazidas de petróleo, por acumulações em rochas porosas, isoladas do exterior por rochas impermeáveis, associadas ou não a depósitos petrolíferos. A maior parte do gás natural foi formado pelo tempo por dois mecanismos: os gases biogênico e termogênicos. O gás biogênico é formado apartir de micro-organismos metanogênicos em pântanos ou aterro sanitários. O gás termogênico é formado apartir de material orgânico soterrado em grandes profundidades, com grande pressão atmosférica.
Assim como os demais combustíveis fosses, o Gás Natural é uma mistura de hidrocarbonetos gasosos que se originou apartir da composição de matéria orgânica que sofreu uma fossilização há milhões de anos. O Gás Natural é formado, principalmente por Metano, além do Etano, propano e os compostos.
É encontrado na natureza em reservatórios profundo no subsolo estando associado ou não ao Petróleo. Deferente dos demais combustíveis fósseis, essa fonte de energia emite menos gases estufa para a atmosfera. Mostra-se como uma alternativa na geração de energia elétrica tanto da ótica econômica como Ambiental, quando comparado ao Petróleo.
EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO DE GÁS NATURAL.
Utilização:
Versátil, podendo ser aproveitado para a geração de Eletricidade nas Termelétricas, como substituto da gasolina, diesel e álcool nos transportes (GNV – Gás Natural Veicular), nas residências, indústrias e no comércio para o aquecimento da água e outros