O Carvão Mineral e o Gás Natural
E
O Gás Natural
Sumário
O Carvão Mineral--------------------------------------------01
Formação do Carvão Mineral---------------------------02
Consequencias do carvão Mineral--------------------03
O Gás Natural-------------------------------------------------04
Definição--------------------------------------------------------05
Extração do gás natural-----------------------------------06
Condicionamento e transporte--------------------------07
O carvão Mineral
O carvão mineral é a segunda fonte de energia mais utilizada do mundo, depois do petróleo, sendo responsável por 23,3% da energia consumida no mundo em 2003 e, no Brasil, por 6,6%.
O carvão mineral é um combustível fóssil muito antigo, formado há cerca de 400 milhões de anos. Passou a ter grande importância para a economia mundial a partir da Primeira Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra (século 19),quando a máquina a vapor passou a ser utilizada na produção manufatureira.
É uma rocha sedimentar combustível, de cor preta ou marrom, que ocorre em estratos chamados camadas de carvão. As formas mais duras, como o antracito, podem ser consideradas rochas metamórficas devido à posterior exposição a temperatura e pressão elevadas.É composto primeiramente por carbono e quantidades variáveis de enxofre, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio e elementos vestigiais
Quanto maior o teor de carbono mais puro se considera. Existem quatro tipos principais de carvão mineral; turfa, linhito,hulha e antracito, em ordem crescente do teor de carbono. É extraído do solo por mineração a céu aberto ou subterrânea.
Entre os diversos combustíveis produzidos e conservados pela natureza sob a forma fossilizada, acredita-se ser o carvão mineral o mais abundante.
Com o coque e o alcatrão de hulha, seus subprodutos, é vital para muitas indústrias modernas.
01
Formação do carvão
A formação do carvão mineral teve início no Período Carbonífero, na era Paleozóica, quando imensas florestas de