Assedio moral
Assédio Moral é uma maneira de humilhar com ações e palavras um indivíduo, é ser rebaixado, ofendido, diminuido.
A definição de Assédio Moral segundo o Dicionário Delp é: - “Insistência impertinente junto de alguém, com perguntas propostas insinuações(...)”.
Segundo estudiosos no assunto, em outros países o assédio moral acontece de acordo com a cultura de cada lugar.
2 ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO
O Assédio moral no trabalho é uma forma de expor um determinado funcionário ao constrangimento durante a sua jornada de trabalho. O tratamento qual a pessoa é submetida, é causado pela atitude do subordinado, que em alguns casos há um rebaixamento de função, de um momento para outro, e este se vê às vezes na condição de estagiário ou até de continuo da empresa, sem nenhuma justificativa adequada, o qual de repente deixa de ser aquele prestigiado empregado, para ser muitas vezes um mero arquivista. O sentimento de vergonha e desprezo que causa no assediado é muito grande, porque além dele, alguns colegas também se sentem constrangidos por essa situação humilhante. Este assédio moral se da sem nenhuma explicação, pelo impedimento de fazer suas tarefas, retirando-lhe tudo o que fazia ou ainda o de ser transferido para outro setor onde fique sem informações para realizar sua função, ficando assim, desprezado além de sentir-se inútil.
Segundo Luis Leandro Gomes Ramos e Rodrigo Wasem Gália (2012, p.39 apud FRANCE, 202, p.39): “qualquer conduta abusiva manifestando-se, sobretudo por comportamentos, palavras, atos, gestos, escritos que possam trazer dano à personalidade, à dignidade física ou psíquica de uma pessoa, por em perigo seu emprego ou degradar o ambiente de trabalho(...)”.
Na grande maioria, que acontece o assédio moral no trabalho, os assediadores são os chefes de departamentos, seções ou diretoria, mas pode ser também praticado por colegas de trabalho. Em se tratando das chefias, estes tiram as ferramentas de trabalho do