Sintese do fime (O ensaio sobre a cegueira)
O Filme “Ensaio sobre a cegueira, baseada no livro com o mesmo nome de José Saramago, tenta demostrar como seria uma sociedade onde o poder pertence ao mais forte”.
O Filme começa com uma epidemia estranha, um tipo de cegueira em que a pessoa passa a enxergar apenas branco. Quando esta doença começou a se manifestar de forma muito rápida, o governo decidiu confinar todos os doentes em uma espécie de quarentena, porem em um condomínio fechado e muito precário, havendo a possibilidade até de matar aqueles que tentassem sair do local. Uma mulher esposa de um oftalmologista também cego havia entrado nesta quarentena fingindo ser cega para que pudesse ficar junto com seu marido. É interessante por que todos em contato com a doença ficariam cegos, Menos ela.
O condomínio era dividido em alas, com uma quantidade muito grande de pessoas. Algum tempo depois, havendo pouca quantidade de alimentos, começou a gerar uma série de conflitos, podendo ser solucionada com a racionalização da comida, porem, um homem que frequentava a ala 3, se negou a fazer esta racionalização, e sarcasticamente se nomeou como o “Rei da Ala 3” tendo o apoio de todos desta ala. Em posse de arma, obrigou que todas as comidas fosse para sua ala, com exceção da sua, as alas que quisessem adquirir os alimentos deveriam comprar, como não havia dinheiro, o pagamento era com objetos que cada um possuía. No momento em que ninguém mais tinha o que dar, a forma em que poderiam pagar as comidas é que todas as mulheres das outras alas fossem a ala 3 (onde haviam somente homens) para serem abusadas sexualmente.
Uma mulher no momento em que estava sendo abusada, foi espancada até sua morte por não ser digamos o que o abusador queria. Isso gerou revoltas e a mulher do oftalmologista havia pegado uma tesoura e matou o “rei da ala 3”, Havia começado um incendo e ela conduziu sua ala para fora e viu que todos da cidade haviam ficado cegos. Ao voltar para sua casa