Assedio Moral
PSICOLOGIA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO
ASSÉDIO MORAL
ASSÉDIO MORAL
Trabalho apresentado com objetivo de avaliação na Disciplina Psicologia aplicada a administração, da Faculdade FIB –
Bauru
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. DEFINIÇÃO DO ASSÉDIO MORAL 4
3. CAUSAS TIPOS E FORMAS 4
4. CARACTERÍSTICAS 5
5. PREVENÇÃO DO ASSÉDIO MORAL 5
6. CONCLUSÃO 6
7. REFERÊNCIAS 7
1. INTRODUÇÃO.
O tema do presente trabalho é: Assédio Moral. É importante deixar claro que é distinto de Assédio Sexual, que apesar de também provocar o mesmo constrangimento e desconforto na vítima, tem o fundamento de se deparar com determinadas situações que tem que aturar comportamentos contra a sua vontade. Esses assédios no trabalho não são um fenômeno novo e a lei que tratam do assunto na maioria das vezes não há solução, ou um caso que tenha resultados.
Sendo assim, vamos deixar claro alguns pontos de como identificar o assédio, as características e também como as empresas devem se prevenir diante de situações complexas, ou os funcionários de que maneira devem agir, procurando seus direitos.
2. DEFINIÇÃO DO ASSÉDIO MORAL
O assédio moral tem muita ligação com o conceito de humilhação, que traduzindo ao pé da letra significa “rebaixamento moral, vexame, afronta, ultraje, um ato ou efeito de humilhar, oprimir, abater, menosprezar, etc.” Ou seja, é a exposição, de forma repetitiva e prolongada de trabalhadores às situações humilhantes e constrangedoras durante a jornada de trabalho. Ou também ser conceituado como conduta abusiva, com gestos, palavras, comportamentos ou atitudes que confrontam a dignidade ou a integridade mental (psíquica) ou física da pessoa. 3. CAUSAS TIPOS E FORMAS
Assédio Descendente: É o