CARTA DE APRESENTAÇÃO
O comércio internacional é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios e na maioria das vezes ele representa uma grande parcela do PIB de um país, o comércio internacional buscou e busca satisfazer as necessidades de cada país, através de compra e venda de produtos ou serviços de outras nações. O comercio internacional se originou a partir das trocas de mercadorias entre os homens, uma atividade que é exercida desde os primórdios da civilização como, por exemplo, a Europa a partir do século XV que ampliaram o seu comércio e a diversificação dos seus produtos de consumo, junto com as conquistas marítimas e o contato com outros países que se desenvolviam no decorrer do tempo.
Com essa atividade velhos paradigmas vinham se rompendo, pois com o comércio internacional surgiu à idéia de que nenhuma nação sobrevivia sozinha e sim uma necessitava da outra, descobrindo novas terras e ampliando seus mercados. Como o comércio vinha crescendo o sistema capitalista que buscava somente o lucro foi tomando conta dos países e assim o crescimento econômico era o objetivo de cada nação, fazendo riquezas e acumulando fortunas.
A importância do comércio internacional no desenvolvimento das nações é vista com critérios positivos, pois surgiu assim a transformação industrial incluindo a transição de métodos de produção artesanais para a produção por máquinas, a fabricação de novos produtos com maior eficiência e rapidez, o uso crescente da energia a vapor, o desenvolvimento das máquinas, ferramentas, além da substituição da madeira e de outros bicombustíveis pelo carvão. A evolução dos meios de transportes marítimos terrestres e aéreos com o avanço da tecnologia, trazendo mais eficiência na locomoção de produtos e na rapidez na entrega, a satisfação da sociedade em relação ao seu país e entre outros.
O aumento do comércio internacional pode ser relacionado como um dos fenômenos da globalização, caracterizando por