assedio moral
PROJETO DE PESQUISA
1. TEMA:
ASSÉDIO MORAL NO SERVIÇO PÚBLICO
2. JUSTIFICATIVA:
Pretende-se desenvolver um tema visando aprofundar o entendimento sobre o Assédio Moral no Serviço Público, tanto para aqueles que dele são ou foram vítimas como também para a classe jurídica.O tema insere-se na área constitucional, na medida em que adentra os direitos e garantias fundamentais, bem como é dever a reparação do dano. No direito administrativo, aparece em meio às relações de trabalho entre administrador e administrado quando da violação de direito líquido e certo pelo abuso de poder.
3. PROBLEMA:
Em que medida o assédio moral vem acontecendo no interior das repartições públicas? E quais as situações que propiciam o ambiente favorável ao assédio moral?
4. HIPÓTESE:
A tendência do assédio moral ocorrer mais nos órgão públicos é devido a humilhação repetitiva e prolongada tornou-se prática quase que considerada natural no interior das repartições públicas, onde predomina o menosprezo e indiferença pelo sofrimento dos servidores. Trata-se de uma das formas mais terriveis de violência sutil nas relações organizacionais, que se verifica pelas vias de práticas perversas e arrogantes das relações autoritárias. Um dos alvos preferidos do assediador são os laços afetivos que permitem a resistência, a troca de informações e comunicações entre colegas. Trata-se, pois de uma violência “interna corporis” que se concretiza em intimidações, difamações, ironias e constrangimento do 'transgressor' ou com atos concreto de desprezos multifacetários, como forma de impor controle e manter a ordem. Situações que propiciam ambiente favoráveis ao assédio moral, vem do gerenciamento autoritário, altamente disciplinador, intolerante e discricionário, instala-se o clima de medo, desconfiança, excessiva competição e subalternidade, alguns chefes podem considerar autoritários a manter uma conduta abusiva.
5. PLANO DE TRABALHO
O CAPÍTULO I. Retrospectiva