Assedio moral
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO
ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Orientador: Profª.
1 – INTRODUÇÃO
Um conceito que vem sendo pauta em muitos debates sobre direitos do trabalhador na atualidade, é o assédio moral. Portanto observa-se que tal problema não é novidade, pode-se afirmar que é tão antigo quanto as próprias relações de trabalho. É sobre esse assunto tão complexo que saberemos mais no decorrer deste trabalho.
2 – DESENVOLVIMENTO
2.1 – Conceito
[pic]
O Assédio Moral é o termo utilizado para designar toda conduta que cause constrangimento psicológico ou físico á pessoa. Que atenta contra a dignidade psíquica de forma repetitiva e prolongada. O assédio moral nas relações de trabalho é um dos problemas mais sérios enfrentados pela sociedade atual, sendo resultado de um conjunto de fatores, tais como a globalização econômica predatória, vislumbradora somente da produção e do lucro, e a atual organização do trabalho, marcada pela competitividade agressiva e pela opressão dos trabalhadores através do medo e da ameaça. E consequentemente, a vitima afasta-se do emprego, gerando, muitas vezes o desemprego forçado.
Nem sempre a prática do assédio moral é de fácil comprovação, porquanto, na maioria das vezes, ocorre de forma velada, dissimulada, visando a minar a auto-estima da vítima e a desestabilizá-la. Pode camuflar-se numa "brincadeira" sobre o jeito de ser da vítima ou de uma característica pessoal ou familiar, ou ainda, sob a forma de insinuações humilhantes acerca de situações compreendidas por todos, mas cuja sutileza torna impossível a defesa do assediado, sob pena de ser visto como paranóico ou destemperado.
2.2 – Práticas de assédio moral mais comuns:
1. Desaprovação velada e sutil a qualquer comportamento da vítima;