Assedio Moral no Trabalho
O assédio moral não ocorre somente no ambiente de trabalho, ele pode estar presente nas relações entre cônjuges, no ambiente familiar, nas escolas, etc. Porém, esta obra trata somente do assédio moral no ambiente de trabalho, tanto no setor público como privado.
O motivo desta base foi de buscar a origem do assédio moral, a tese do assédio moral é uma tese proveniente da psicologia e medicina. Imprescindível saber quais as condições necessárias para a existência do assédio e isto é possível de ser verificado analisando o estudo realizado por estes autores.
O assédio moral não pode ser confundido com figuras próximas, como por exemplo, com o stress, mais também tem o custo humano e social, por isso, vem à necessidade de sua prevenção, o que poderá ser feito quando houver boa vontade. Através da prevenção e tratamento os problemas decorrentes do assédio poderão não existir ou pelo menos serem reduzidos.
Passando do limite no ambiente de trabalho
Fernanda, servidora pública da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) e gerente de projetos na Secretaria-Executiva do Ministério de Combate à Corrupção, era ocupante de cargo em comissão DAS 101.4. Após três anos na gerência, solicitou licença remunerada para iniciar estudos de doutorado na Universidade de Harvard, tendo recebido grande apoio por parte de seus superiores. Os conteúdos do programa e as atividades de pesquisa a serem desenvolvidas eram compatíveis com suas atribuições, o que gerou uma grande expectativa em toda a equipe de que a experiência adquirida no exterior pudesse trazer idéias inovadoras para o Ministério.
Fernanda dedicou-se com afinco a seus estudos, e sua tese de doutorado foi premiada como a melhor pesquisa realizada por alunos da faculdade naquele ano. Seu estudo recebeu reconhecimento internacional por parte de outras universidades e centros de pesquisa. Apesar de ter gostado de desenvolver seus