Assedio moral no ambiente de trabalho
O assédio moral é um fenômeno social que acontece desde os tempos antigos, porém tem sido estudado apenas recentemente, pra falar verdade ele é tão velho quanto o proprío trabalho, ele tem vindo a se agravar nos últimos anos. O assédio deve ser analisado com cautela em sua caracterização jurídica. É necessário que se verique a natureza psicológica do dano causado por conta do assédio moral, que é provocado por uma conduta prolongada no tempo e que tenha por resultado a criação de uma doença psico-emocional, diagnosticada tecnicamente por médico ou especialista na área psicológica capaz de verificar o dono e o nexo causal relacionado ao meio ambiente de trabalho. No mundo do trabalho, dentro das organizaçoes encontramos diferentes tipos de assédio que ocorrem em vários níveis hierárquicos e com autores distintos, como autor temos, o assediador, que pretende demonstrar seu poder e controle de forma perversas e continuada , sem qualquer culpadilidade, atingindo a integridade do assediado.
Para immpedir o alastramento desse mal no ambiente de trabalho, deverá ser tomado um conjunto de medidas, dentro e fora das organizaçoes. Devem ser consideradas mais importantes aquelas que atribuem para a prevenção do assédio. O próprio Estado deverá legislar, enquadrando legalmente o fenómeno, permitindo um maior apoio as vitimas do assediado. Alguns países ja possuem normatização trabalista específica pra tentar acabar com o assédio moral no ambiente de trabalho, ja que em nosso no ordenamnto jurídico ainda não haja leis mais severas, mesmo havendo apenas alguns projeos de leis federais em andamento.
As estatísticas nacionais e mundiais revelam as oportunidades de discurção sobre a necessidade de se preserva a saúde mental dos trablhadores seja ela qual profissão for, um dos valores ínsitosa própria dignidade da pessoa humana, princípio esse que se fudam em nosso ordenamento democrático